Quando precisamos fazer um plano de saúde, eventualmente surgem muitas dúvidas. Da operadora de saúde até quanto custa, existem diversas informações ao passo que precisam ser observados. Todavia antes de decidir, saiba quais são as opções disponíveis. Você já conhecia o plano de saúde por adesão? Sabia que ele tem valores mais acessíveis?
Mesmo que você nunca tenha ouvido falar, iremos explicar detalhadamente o que é um plano de saúde por adesão. Afinal nada mais é do que uma contratação feita em grupos por pessoas que têm um vínculo de trabalho em comum. Isso quer dizer que, se você faz parte de uma entidade de classe ou sindicato, estará apto para contratá-lo. Tudo isso regulamentado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Sem dúvida essa modalidade tem um custo mais acessível, devido o fato dessas pessoas entrarem nesses grupos, gerando uma facilidade maior para ter uma redução de custo em relação a um plano de pessoa física. Pessoas que não estejam em nenhuma entidade de classe não podem participar do plano de saúde por adesão.
O que é uma entidade de classe e quais fazem parte dos planos por adesão?

Em resumo uma entidade de classe profissional é uma associação que defende os interesses e direitos dos trabalhadores ligados a ela.
Dentre as mais conhecidas, estão:
- Estudantes: pessoas matriculadas em qualquer grau de ensino associadas à União Nacional dos Estudantes;
- Profissionais do comércio, indústria e serviços: funcionários autônomos ou de empresas desses setores da economia;
- Profissionais liberais: qualquer profissional com ensino superior que podem exercer suas funções por conta própria ou empregados;
- Servidores públicos: funcionários de empresas ou instituições ligadas ao governo (professores, policiais, juristas, etc.).
- De modo geral, basta estar associado a alguma dessas entidades para ter acesso a um plano de saúde por adesão.
Principais vantagens de um plano de saúde por adesão

A princípio o plano de saúde adesão apresenta grandes vantagens em relação aos outros planos. Vantagens essas que vão além do menor custo no valor da mensalidade. Por exemplo:
- Contrato sem fidelidade;
- Não precisa ter CNPJ para contratar;
- Valor mais acessível;
- Permite inclusão dependentes diretos;
Diferentemente de um plano de pessoa física ou jurídica, o plano de saúde adesão é administrado por uma administradora de benefícios que se coligam a essas entidades de classe e criam uma tabela de baixo custo.
Já possuo um plano de saúde, posso trocar para o plano adesão?
A resposta é SIM! Pessoas vindas de planos através de pessoa física e jurídica, que estejam no mínimo 6 meses de plano ativo, terão a compra de carência. Só muda em casos de parto e doenças pré-existente.
Quando é feito o reajuste do plano de saúde?
Em resumo o plano de adesão tem um mês “aniversário”, mês esse que é o reajuste. Veja um exemplo mais especifico, se o aniversario do plano é no mês de julho e a pessoa contratou em maio do mesmo ano, isso significa que logo após 2 meses ela já terá um reajuste.
Sobretudo no caso dos planos de adesão o reajuste é em cima da sinistralidade (utilização) do grupo todo e não somente do indivíduo.
O que você deve ficar atento antes de contratar?

A princípio o plano de saúde adesão não fica ativo em 24 horas após a contratação. Primeiramente sempre tem uma data de ativação do mesmo, onde geralmente também é próximo ao vencimento do boleto. Todavia nessa forma de contratação não tem como ser trocada data de vencimento.
Outro Ponto que vale ressaltar é no plano de saúde adesão não são aceitos titulares recém nascidos, no entanto como dependentes. No entanto algumas operadoras aceitam crianças como titulares com no mínimo 2 anos de idade, porém precisa ser comprovado que a mesma está no mínimo na creche.
De fato nessas horas todo cuidado é pouco, tenha calma para escolher a melhor opção para sua atual realidade. Portanto Acompanhe nosso blog e receba todas as dicas que damos para você permanecer bem informado sobre planos de saúde e seguros!